Instruções de Uso
News
EUROIMMUN Blog
Euroimmun News Diagnóstico em neurologia: os avanços nos kits diagnósticos em doenças neurológicas autoimunes

Diagnóstico em neurologia: os avanços nos kits diagnósticos em doenças neurológicas autoimunes

01 de Abril de 2025
Artigos & Matérias
Por equipe EUROHub, centro de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

Dr. Carlos Otávio Brandão, MD, PhD, cofundador e diretor-médico da Neurolife Líquor, esteve na sede italiana da EUROIMMUN para ver de perto toda a inovação produzida por lá. Conheça agora os cinco maiores aprendizados dessa experiência

O diagnóstico laboratorial em neurologia tem se mostrado uma área promissora para a inovação, com novidades que vão da descoberta de marcadores específicos para doenças graves e crônicas até o desenvolvimento de tecnologias laboratoriais baseadas em inteligência artificial, capazes de realizar a leitura da amostra e a emissão de laudos com elevado grau de precisão e segurança. Mas, para que toda essa evolução possa chegar aos laboratórios de análises clínicas e ajudar os pacientes, é preciso garantir que a tecnologia e o conhecimento estejam disponíveis na bancada.

Pensando nisso, o Dr. Carlos Otávio Brandão, MD, PhD, cofundador e diretor-médico da Neurolife Líquor, fez recentemente uma visita técnica à sede italiana da EUROIMMUN. Contamos, a seguir, o que mais chamou sua atenção por lá, com base em entrevista concedida por ele ao EUROHub.

Você também pode assistir à entrevista completa aqui

5 insights sobre o diagnóstico laboratorial em neurologia

Por Dr. Carlos Otávio Brandão, MD, PhD, cofundador e diretor-médico da Neurolife Líquor

  1. “Conseguir fazer o diagnóstico de uma doença não é mais o desafio principal. Hoje, o maior desafio é conseguir fazer o diagnóstico diferencial e isso já está acontecendo.” Dentro da neurologia, existem, além das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, outras doenças do espectro do comportamento, da cognição e até mesmo neoplasias [câncer] que podem resultar em sintomas e sinais clínicos muito parecidos, embora tenham tratamentos completamente diferentes. Por isso, ter kits diagnósticos à disposição dos pacientes para fazer esse diagnóstico diferencial de forma precoce é uma das maiores metas da neurologia atualmente.

  2.  “Biomarcadores mudaram um paradigma importante da medicina na neurologia: o de que a clínica é soberana. Agora, com o resultado, não é mais preciso esperar o sintoma para tratar precocemente.” Com o avanço de novos marcadores em neurologia, como os que estão sendo testados em kits diagnósticos para doenças neurológicas autoimunes, a prevenção pode ser praticada em sua essência, antes que os sintomas apareçam. Isso não significa que a clínica não seja importante, ao contrário: o diagnóstico laboratorial poderá ajudar a cuidar melhor e, em certos casos, até mesmo evitar a doença de se instalar.

  3. “Indústria, laboratórios e outros atores da medicina diagnóstica trabalhando juntos aqui no Brasil podem acelerar projetos de pesquisa aplicáveis à prática clínica.” Esse é o principal mote da parceria entre EUROIMMUN Brasil e Neurolife, para que a evolução das pesquisas e das metodologias resultem no desenvolvimento de novos testes laboratoriais na área da neurologia, especialmente porque o Brasil vivencia um cenário diferente da Europa e da América do Norte e é preciso ter tecnologia específica para as nossas necessidades.

  4. “Novos kits diagnósticos voltados para o líquor são agora uma realidade na rotina do laboratório especializado. E isso é muito importante no diagnóstico das doenças neurológicas” O líquor é a amostra mais preciosa do sistema nervoso, pois está em contato direto com todas as estruturas neurológicas. Por isso, é a amostra mais apropriada para investigar doenças dessa natureza.  Mas, até dez anos atrás, não existia a tecnologia necessária para tal nos laboratórios e a solução era usar um teste sorológico no líquor. Agora, com a disseminação dos novos kits, muito mais poderá ser feito em termos de inovação - e digo que não fazemos hoje nem 1% daquilo que poderíamos.

  5. “A melhoria contínua do desenvolvimento de kits diagnósticos é tão importante quanto o lançamento de novos produtos.” Novos painéis, ensaios e kits precisam ser testados constantemente para a melhoria contínua do diagnóstico laboratorial, que, dessa forma, fica cada vez mais sensível e acurado. Na EUROIMMUN Itália, encontrei um polo de dedicação específica para as doenças neurológicas e o diagnóstico em neurologia, e sei que podemos usar esse conhecimento aqui na Neurolife, com o apoio, interpretação e treinamento proporcionado pela própria EUROIMMUN.


Leia também:
EUROIMMUN Brasil altera embalagens de kits diagnósticos de hormônios

Receba nossas
Novidades
A EUROIMMUN une o saber cientifíco, a excelência e o comprometimento com a vida para acelerar os avanços da medicina diagnóstica e, assim, construir uma sociedade mais saudável.

Informações para Contato

Alameda Terracota 215, Torre Union, 6º andar
Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul
São Paulo - SP
Todos os direitos reservados - EUROIMMUN Brasil Medicina Diagnóstica

Josie, a assistente virtual da EUROIMMUN Brasil. Olá, sou a Josie,
a nova assistente virtual da
EUROIMMUN Brasil.

A EUROIMMUN se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais