O Laboratório Biofast possui atualmente uma das mais completas investigações do mercado para testes confirmatórios para pesquisa de doenças autoimunes. Mas, para trazer ainda mais agilidade ao resultado do diagnóstico, a empresa resolveu automatizar a rotina através do método Imunoblot e o perfil EUROLINE da EUROIMMUN Brasil.
“A automação da nossa rotina de autoimunidade trouxe agilidade e padronização aos testes e, principalmente, permitiu aos nossos pacientes terem acesso mais rápido ao resultado de seus exames” , elenca a Dra. Reiko Soraya Matsui, gerente da área técnica da Biofast.
Melhores momentos da entrevista
O Laboratório Biofast passa a emitir seus resultados com 24 horas de antecedência a partir da automação (saiba como a partir de 1’05” do vídeo)
Comparação entre a metodologia Imunoblot e os testes ELISA e EliA (a partir de 1’44”)
A automação na prática: como a parceria entre a EUROIMMUN e a Biofast ajudou a implantação (a partir de 3’20”)
Principais resultados obtidos pela Biofast a partir da implantação da metodologia Imunoblot (a partir de 6’18”)
Antes da automação, os testes eram realizados separadamente, um autoanticorpo por vez. “Agora, com o perfil da EUROLINE, uma única rotina é capaz de detectar até 14 autoanticorpos diferentes. Isso significa um ganho de tempo considerável para nós, com a vantagem de oferecer um diagnóstico mais completo”, enfatiza a Dra. Reiko, que compara: “outros exames mais básicos feitos em metodologias diferentes detectam até sete autoanticorpos.”
O perfil EUROLINE, por ser mais completo, permite ainda que o laudo ajude a investigação diagnóstica do médico solicitante.
Durante a implantação da rotina automatizada de Imunoblot, o EUROHub esteve sempre próximo ao Laboratório Biofast oferecendo todo o suporte técnico-científico necessário. “A assessoria científica do EUROHub foi fundamental para que a nossa equipe aprendesse a realizar o exame adequadamente. Já o EUROAcademy compartilha conosco, com antecedência, todo o cronograma dos treinamentos disponíveis para que a capacitação dos nossos profissionais seja uma constante”, conta a Dra. Reiko.
O suporte que a EUROIMMUN oferece aos seus clientes pode ser feito presencialmente, por telefone ou até por trocas de mensagens no WhatsApp.
O laboratório Biofast possui uma parceria com a EUROIMMUN desde 2021, começando por implantar os exames de ELISA, passando pela Imunofluorescência e, finalmente, chegando à metodologia Imunoblot. “Nosso crescimento nas plataformas da EUROIMMUN foi de 53%, entre 2023 e 2024. E atribuo esse número justamente à assessoria técnica-científica da EUROIMMUN associada à confiança do médico solicitante em nossos resultados”, finaliza a gerente.