Instruções de Uso
News
EUROIMMUN Blog
Euroimmun News O conhecimento científico em retrospectiva: os artigos produzidos pelo EUROHub em 2023

O conhecimento científico em retrospectiva: os artigos produzidos pelo EUROHub em 2023

15 de Dezembro de 2023
Artigos & Matérias
Por equipe EUROHub, centro de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

Este ano representa a nossa maior marca de artigos científicos publicados e pôsteres apresentados em grandes congressos de medicina diagnóstica. Para que você também conheça melhor tudo o que realizamos por aqui, fizemos um apanhado do que rolou

O EUROHub segue a sua missão em levar a expertise da medicina diagnóstica da EUROIMMUN Brasil para além do laboratório e, nesse ano de 2023, não foi diferente. No entanto, ao investir tempo e recursos em mais parcerias com universidades e pesquisadores renomados, o time de P&D viu a sua produção científica aumentar para mais de dez trabalhos publicados.

"O EUROHub, que contempla as áreas de P&D [EUROInstitute], Educação [EUROAcademy] e o Laboratório [EURODiagnostics] da EUROIMMUN, traz-nos muito orgulho, pois atua intensamente para que a indústria diagnóstica contribua para a sociedade e todo ecossistema da saúde, das universidades até os parceiros e os clientes, ao promover inovação, aplicar o conhecimento científico e, assim, beneficiar os pacientes — o que é o mais importante”, enfatiza Marcos Philippsen, country lead na EUROIMMUN Brasil.


“A cada nova publicação de artigo, ou pôster apresentado, estamos gerando ciência de qualidade para a sociedade. E esse é o maior objetivo do EUROInstitute, o P&D da EUROIMMUN”

Dr. Michel Soane, gerente sênior de Assuntos Científicos da EUROIMMUN Brasil


Para quem quiser saber mais sobre a produção científica da EUROIMMUN Brasil, o EUROHub mantém um grupo de PhDs disponíveis à construtiva discussão. Eles podem ser contatados pelo e-mail: eurolab@euroimmun.com.br

Conheça agora nossos principais artigos e pôsteres publicados em 2023:

Investigações aprofundadas contra o SARS-CoV-2

  • Vacinação contra o SARS-CoV-2, causador da COVID-19, em pessoas vivendo com HIV. O estudo, do qual EUROIMMUN fez parte, junto com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, busca entender melhor os benefícios da imunização contra a COVID-19 em pessoas vivendo com HIV. No estudo, foram comparadas a resposta humoral em pessoas com HIV após a vacinação contra SARS-CoV-2 com três tipos de vacinas diferentes. Os detalhes da eficiência da imunização foram apresentados em diversos congressos internacionais como ESCV [Congress of the European Society for Clinical Virology], ECV [European Congress of Virology], ASM [Clinical Virology Symposium]. Saiba mais detalhes dos pôsteres aqui: Humoral immune response in persons living with HIV after SARS-CoV-2 vaccination with homologous doses of CoronaVac, ChAdOx1 or BTN162b2.
  • Efeitos da vacinação contra SARS-CoV-2 na população brasileira. Em um pôster apresentado durante o AACC 2023, o maior congresso do mundo de medicina diagnóstica, o EUROInstitute do EUROHub, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, apresentou um estudo que investigou a resposta imune antes e depois da vacinação contra o SARS-CoV-2. Intitulado  “Efeito do esquema de vacinação anti-SARS-Cov2 nas respostas humorais da coorte brasileira”, o estudo verificou o aumento dos títulos de anticorpos após cada dose e sua diversificação de alvos, além de confirmar que todas as vacinas tiveram alta resposta imune, reforçando a importância da dose de reforço na estratégia de vacinação contra o SARS-CoV-2. Saiba mais sobre esse importante trabalho aqui: B-094 Vaccination Anti-SARS-Cov2 Scheme Effect on Humoral Responses on Brazilian Cohort. Também é possível encontrar mais informações em outras publicações do EUROHub, bem como na importante revista Journal of Infection, como atesta o link a seguir: Humoral and cellular responses to vaccination with homologous CoronaVac or ChAdOx1 and heterologous third dose with BNT162b2. 

Diagnóstico na ponta do dedo

  • Testes de anticorpos anti-SARS-CoV-2 em papel filtro. O pôster “Detecção de anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgA E IgG em papel filtro”, apresentado durante o 34º Congresso Brasileiro de Virologia, contém dados de um estudo que buscou avaliar o desempenho do DBS, feito com sangue da ponta do dedo, na detecção de anticorpos IgA e IgG SARS-CoV-2, usando ELISA da EUROIMMUN. Como resultado, não houve diferença entre a utilização do Plasma — obtido do sangue venoso e comumente utilizado pelos laboratórios — e o uso do papel filtro — a partir do sangue da ponta do dedo — para a detecção dos anticorpos específicos. A técnica com papel filtro ainda apresentou alta estabilidade, facilitando o transporte de amostras, sobretudo em regiões remotas, indicando que DBS é uma alternativa estável e eficaz ao plasma para SARS-CoV-2 sorodiagnóstico. Saiba mais em: 34 Congresso Brasileiro de Virologia — Pósteres Aprovados.

  • Detecção de anticorpos contra citomegalovírus em DBS. O pôster “Serological detection of cytomegalovirus antibodies in dried blood spot”, elaborado em parceria com a USCS e apresentado durante o 34º Congresso Brasileiro de Virologia, trouxe mais detalhes de um trabalho que pretendia comparar o uso do DBS em relação ao uso do plasma, indicando sua eficácia como matriz alternativa para detecção de IgG anti-CMV por meio da técnica de ELISA da EUROIMMUN. E os resultados mostraram alta correlação entre os dois tipos de amostra. Isso indica a possibilidade de uso do papel DBS como matriz alternativa para detecção de anti-CMV, “possibilitando um melhor monitoramento epidemiológico, testes em gestantes e em regiões remotas, o que aumenta a acessibilidade do teste em nosso país”, afirma Soane, gerente do EUROHub. Saiba mais em: 34 Congresso Brasileiro de Virologia — Pósteres Aprovados.

Outras pesquisas em doenças transmissíveis

  • Vigilância epidemiológica: Anticorpos contra o vírus da caxumba em moradores de São Caetano do Sul (SP). A prevalência de anticorpos IgG contra o vírus da caxumba também foi um tópico importante nas pesquisas apresentadas durante o 34º Congresso Brasileiro de Virologia. Intitulado “Prevalence of IgG antibodies anti-mumps at São Caetano do Sul city (São Paulo, Brazil)”  o pôster — fruto de importante parceria com a USCS — investigou a prevalência de anticorpos IgG contra o vírus da caxumba em moradores de São Caetano do Sul (São Paulo, Brasil) para identificar se eles possuíam anticorpos pós-infecção e/ou vacinação. Após a análise das amostras colhidas, constatou-se uma prevalência de 60% dos anticorpos anti-caxumba, um importante dado para avaliar a cobertura vacinal e a imunidade nessa população. Saiba mais em: 34 Congresso Brasileiro de Virologia — Pósteres Aprovados.

  • Relação entre infertilidade e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante o AACC 2023, agora chamado ADLM, o maior congresso do mundo de medicina diagnóstica, um pôster denominado “Infecções associadas à infertilidade e sucesso da fertilização in vitro” trouxe dados sobre a ocorrência de ISTs em mulheres que realizaram fertilização de embriões euploides com diferentes desfechos gestacionais. No entanto, embora tenha sido detectada uma alta prevalência de anticorpos anti-IgG específicos para ISTs na coorte estudada, não foi encontrada uma diferença estatisticamente significante entre os grupos que tiveram ou não sucesso na fertilização in vitro. Este importante estudo continua no EUROInstitute em parceria com a FMABC e, com uma coorte maior, teremos maiores esclarecimentos sobre o papel das ISTs no sucesso da FIV. Saiba mais em: A-310 Infections Associated With Infertility and Success of In Vitro Fertilization.

Diagnóstico em Líquor (LCR):

Neurologia em foco

  • Miopatia inflamatória idiopática e a alternativa sorológica ao diagnóstico. Durante o XIV Congresso Paulista de Neurologia, um novo pôster apresentado, em parceria com a FMABC, mostrou a correlação entre achados histopatológicos e imuno-histoquímicos e a sorologia para o diagnóstico de miopatias inflamatórias idiopáticas (MII). Com o título “Correlação soropatológica em pacientes com miopatia inflamatória: um estudo de coorte”, o trabalho ressaltou a importância de testar anticorpos miosite-específicos (MSA) e miosite-associados (MAA) em casos sugestivos de processo imune, porém sem descartar a biópsia como padrão-ouro para o diagnóstico.
Receba nossas
Novidades
A EUROIMMUN une o saber cientifíco, a excelência e o comprometimento com a vida para acelerar os avanços da medicina diagnóstica e, assim, construir uma sociedade mais saudável.

Informações para Contato

Alameda Terracota 215, Torre Union, 6º andar
Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul
São Paulo - SP
Todos os direitos reservados - EUROIMMUN Brasil Medicina Diagnóstica

A EUROIMMUN se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais